SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3  suppl.Abundância e estratificação de macroartrópodes de solo em uma Caatinga do Nordeste do BrasilCladocera dos Lençóis Maranhenses (NE-Brasil): composição faunística e uma reavaliação do método de Sars índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

ABELHO, M.; MORETTI, M.; FRANCA, J.  e  CALLISTO, M.. A adição de nutrientes não acelera a decomposição de folhas em um riacho do Sudeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2010, vol.70, n.3, suppl., pp. 747-754. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842010000400007.

Um experimento de decomposição de folhas de eucalipto foi efetuado em um riacho do sudeste do Brasil, localizado na transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica para testar se a adição de nutrientes aumenta a colonização das folhas por microrganismos e por invertebrados e se acelera a sua taxa de decomposição. Nenhuma das variáveis testadas foi significativamente afetada pela adição de nutrientes, apesar do aumento médio verificado nas concentrações de ATP e na colonização por invertebrados dos sacos contento detritos fertilizados. Isto pode significar que a decomposição no riacho já ocorria à taxa máxima devido à temperatura e concentração de nutrientes relativamente elevadas da água ou que a taxa de decomposição das folhas de eucalipto foi demasiado rápida para permitir detectar qualquer efeito da adição de nutrientes. Os coeficientes de decomposição das folhas de eucalipto (0,1127 - 0,1192 dia-1) foram mais elevados que os verificados na literatura para a maioria das espécies em riachos do Cerrado, sugerindo que o reflorestamento com eucalipto pode alterar a dinâmica dos nutrientes na região.

Palavras-chave : decomposição de folhas de eucalipto; nutrientes; concentração de ATP; macroinvertebrados; riacho tropical.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês     · press release em Inglês