SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número3  suppl.Abundância e estratificação de macroartrópodes de solo em uma Caatinga do Nordeste do BrasilCladocera dos Lençóis Maranhenses (NE-Brasil): composição faunística e uma reavaliação do método de Sars índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

ABELHO, M.; MORETTI, M.; FRANCA, J.  e  CALLISTO, M.. A adição de nutrientes não acelera a decomposição de folhas em um riacho do Sudeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2010, vol.70, n.3, suppl., pp. 747-754. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842010000400007.

Um experimento de decomposição de folhas de eucalipto foi efetuado em um riacho do sudeste do Brasil, localizado na transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica para testar se a adição de nutrientes aumenta a colonização das folhas por microrganismos e por invertebrados e se acelera a sua taxa de decomposição. Nenhuma das variáveis testadas foi significativamente afetada pela adição de nutrientes, apesar do aumento médio verificado nas concentrações de ATP e na colonização por invertebrados dos sacos contento detritos fertilizados. Isto pode significar que a decomposição no riacho já ocorria à taxa máxima devido à temperatura e concentração de nutrientes relativamente elevadas da água ou que a taxa de decomposição das folhas de eucalipto foi demasiado rápida para permitir detectar qualquer efeito da adição de nutrientes. Os coeficientes de decomposição das folhas de eucalipto (0,1127 - 0,1192 dia-1) foram mais elevados que os verificados na literatura para a maioria das espécies em riachos do Cerrado, sugerindo que o reflorestamento com eucalipto pode alterar a dinâmica dos nutrientes na região.

Palavras-chave : decomposição de folhas de eucalipto; nutrientes; concentração de ATP; macroinvertebrados; riacho tropical.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês     · press release em Inglês