SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número4Combinando múltiplos modelos para predizer a distribuição geográfica do Barueiro (Dipteryx alata Vogel) no Cerrado brasileiroPotencialidade de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin (Ascomycetes, Hypocreales) no controle de Bonagota salubricola (Meyrick) (Lepidoptera, Tortricidae) e sua compatibilidade com inseticidas químicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

BERE, T.  e  TUNDISI, JG.. Epipsammic diatomáceas em riachos influenciada pela poluição urbana, São Carlos-SP, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2010, vol.70, n.4, pp. 920-930. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842010000500002.

Diatomáceas epipsâmicas têm implicações importantes para os processos em ecossistemas em ambientes lóticos. A maioria dos estudos sobre diatomáceas bentônicas concentra-se em diatomáceas epilíticas e muito pouco se sabe sobre diatomáceas epipsâmicas. O objetivo deste estudo foi avaliar comunidades de diatomáceas epipsâmicas nos córregos em relação às condições ambientais. Amostragens de diatomáceas epipsâmicas e de água para determinação da qualidade foram feitas em sete locais durante o verão do ano de 2008. As análises de regressão múltipla passo a passo e análise de correspondência canônica (CCA) foram usadas para determinar quais espécies ao longo dos gradientes ambientais variam de acordo com as variáveis físicas e químicas da água. Um total de 112 espécies de diatomáceas distribuídas entre 44 gêneros foi registrado. A altitude e o processo de eutrofização exerceram um papel significativo na estruturação das comunidades de diatomáceas na região de estudo.

Palavras-chave : comunidades de diatomáceas; poluição; gradientes ambientais; monitoramento biológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês