SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número4Pescarias marinhas de pequena escala no município de Florianópolis, Santa Catarina, BrasilDistribuição das populações de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris, Daudin 1802, Alligatoridae) na bacia do Rio São Francisco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

SABAGH, LT.; FERREIRA, VL.  e  ROCHA, CFD.. Vivendo juntos e algumas vezes alimentando-se de forma semelhante: o caso das pererecas sintópicas Hypsiboas raniceps e Scinax acuminatus (Anura: Hylidae) no Pantanal do Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2010, vol.70, n.4, pp. 955-959. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842010000500006.

Nós estudamos a ecologia trófica de duas espécies de anuros hilídeos (Hypsiboas raniceps e Scinax acuminatus), vivendo simpátrica e sintopicamente no Pantanal do Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil. As duas espécies possuíram largura da boca similar mas diferiram no tamanho do corpo. Ambas as espécies consumiram artrópodos, distribuídos em 11 diferentes tipos de presas das quais sete foram comuns entre elas. A amplitude do nicho trófico de H. raniceps (BA = 0,64) foi relativamente superior aquela de S. acuminatus (BA = 0,48). A sobreposição do nicho trófico entre as espécies foi de 60,7 %. Embora, para muitas espécies, a dieta tenda a refletir a disponibilidade de presas no microhabitat, nossos resultados sugerem que estas duas espécies de anuros, apesar de partilharem microhabitat e período de atividade (e, portanto, potencialmente estarem expostas ao mesmo universo de presas) tendem a diferir em algum grau nas suas dietas (cerca de 40%) o que pode ser resultante de alguns aspectos ecológicos intrínsecos a cada uma delas (e.g. ecofisiologia) e/ou diferenças no tamanho corpóreo.

Palavras-chave : dieta; sobreposição de nicho; espécies simpátricas; nicho trófico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês