SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número4Vivendo juntos e algumas vezes alimentando-se de forma semelhante: o caso das pererecas sintópicas Hypsiboas raniceps e Scinax acuminatus (Anura: Hylidae) no Pantanal do Miranda, Mato Grosso do Sul, BrasilAntropização do bioma Cerrado na Estação Ecológica Uruçuí-Una estimada a partir de imagens orbitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

FILOGONIO, R.; ASSIS, VB.; PASSOS, LF.  e  COUTINHO, ME.. Distribuição das populações de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris, Daudin 1802, Alligatoridae) na bacia do Rio São Francisco, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2010, vol.70, n.4, pp. 961-968. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842010000500007.

Fizemos o levantamento de populações do jacaré-de-papo-amarelo, Caiman latirostris, ao longo da bacia do rio São Francisco, a partir do reservatório de Três Marias, no Estado de Minas Gerais, até a foz do rio, na divisa entre os Estados de Sergipe e Alagoas. Registramos a ocorrência de jacarés em 61% das localidades visitadas (n = 64), nas quais a presença de C. latirostris foi confirmada em 44% dos casos. Os jacarés ocorreram em ambientes lênticos e lóticos, muito embora tenhamos observado uma preferência por pequenas represas, lagoas marginais e áreas alagáveis. Apesar da pressão de caça e da modificação dos hábitats naturais, nossos resultados são evidências de que as populações de C. latirostris ao longo da bacia do São Francisco não estão fragmentadas.

Palavras-chave : Caiman latirostris; bacia do rio São Francisco; jacaré-de-papo-amarelo; distribuição das populações.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês