SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1  suppl.1Hydrological cycle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

MERCANTE, MA; RODRIGUES, SC  and  ROSS, JLS. Geomorfologia e a biodiversidade no Pantanal. Braz. J. Biol. [online]. 2011, vol.71, n.1, suppl.1, pp.233-240. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842011000200002.

O presente estudo tem como objetivo abordar a inter-relação entre os compartimentos do relevo brasileiro que compõem a Bacia do Alto Paraguai - BAP, para discutir as formas de relevo e a biodiversidade do Pantanal. A abordagem fundamenta-se na compreensão das diferentes formas do terreno, associando ao fato que a BAP é um sistema ambiental natural que tem contrastes nos dois compartimentos que a compõem: o planalto, o compartimento mais elevado, fortemente transformado por atividades humanas; e a planície, que constitui o Pantanal mato-grossense, mais conservada e pouco transformada, quanto ao uso com atividades produtivas. A análise foi realizada a partir de publicações com enfoques geomorfológicos, abordando as diferentes unidades do relevo da BAP e o entendimento da dinâmica dos processos reveladores de que o Pantanal passa desde o fim do Pleistoceno, com processos de mudanças da paisagem.

Keywords : geomorfologia do Pantanal; biodiversidade; relevo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License