SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1  suppl.1Aquatic macrophyte diversity of the Pantanal wetland and upper basinThe floristic heterogeneity of the Pantanal and the occurrence of species with different adaptive strategies to water stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

POTT, A; OLIVEIRA, AKM; DAMASCENO-JUNIOR, GA  and  SILVA, JSV. Diversidade de plantas do Pantanal. Braz. J. Biol. [online]. 2011, vol.71, n.1, suppl.1, pp. 265-273. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842011000200005.

Esta é uma revisão sobre o estado do conhecimento sobre a flora e os principais tipos de vegetação do Pantanal brasileiro. A flora da planície inundável, de aproximadamente 2.000 espécies, é um encontro de elementos de ampla distribuição e de províncias fitogeográficas mais ou menos vizinhas, tais como o Cerrado, florestas estacionais, Chaco, Amazônia e Mata Atlântica. O grupo mais numeroso é de espécies de ampla distribuição, enquanto o segundo contingente vem do Cerrado. Plantas endêmicas são raras, somente sete. A vegetação da planície sedimentar é um mosaico de aquáticas, campos inundáveis, florestas ripárias, savanas (cerrados), cerradão, floresta decidual, e uma grande parte de savanas e florestas pioneiras monodominantes. Os principais tipos de vegetação são brevemente descritos em termos de espécies características, e suas áreas estimadas são dadas conforme o recente mapeamento.

Keywords : Cerrado; Chaco; flora; floresta; savana.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English