SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1  suppl.1Introduced species in the Pantanal: implications for conservationConcluding remarks: overall impacts on biodiversity and future perspectives for conservation in the Pantanal biome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

ALHO, CJR  and  SABINO, J. Uma agenda de conservação para a biodiversidade do Pantanal. Braz. J. Biol. [online]. 2011, vol.71, n.1, suppl.1, pp. 327-335. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842011000200012.

A biodiversidade do Pantanal constitui recurso natural com reconhecido valor na economia, na cultura, na recreação, na estética, na ciência e na educação. A vegetação, mais a produtividade sazonal, suporta uma fauna abundante. Muitas espécies ameaçadas de extinção ocorrem na região e aves aquáticas são excepcionalmente abundantes durante a estação seca. Perdas da biodiversidade do Pantanal e de seus hábitats naturais associados ocorrem como resultado do uso não sustentável da terra. A implementação de áreas protegidas é somente uma parte da estratégia necessária. Analisamos as ameaças ambientais do bioma sob sete tópicos principais: 1) conversão da vegetação natural em pasto e campos agrícolas; 2) destruição e degradação de hábitats, principalmente pelo emprego de fogo; 3) sobre uso de espécies, principalmente pela pesca; 4) poluição de água; 5) modificação de fluxo de rios, principalmente pela implantação de pequenas usinas hidrelétricas; 6) turismo não sustentável; e 7) introdução de espécies invasoras exóticas.

Keywords : biodiversidade; conservação; ameaças ambientais; fauna; flora.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English