SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1  suppl.1A conservation agenda for the Pantanal's biodiversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

ALHO, CJR.. Observações conclusivas: impactos ambientais sobre a biodiversidade e perspectivas futuras para conservação no bioma Pantanal. Braz. J. Biol. [online]. 2011, vol.71, n.1, suppl.1, pp.337-341. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842011000200013.

O bioma Pantanal é caracterizado pela inundação sazonal que determina processos ecossistêmicos específicos, com a ocorrência de plantas e animais adaptados à mudança anual de encolhimento e expansão de hábitats em virtude do regime hidrológico sazonal. A biodiversidade do Pantanal é um componente fundamental dos serviços ecossistêmicos prestados à sociedade humana, que inclui reciclagem de nutrientes, produção pesqueira, ecoturismo, resgate de carbono, controle de enchentes, entre outros, que são importantes consequências ambientais em nível regional e global. O bioma tem sido afetado pelo impacto da conversão de sua vegetação natural em campos agrícolas e pasto para a pecuária, com alteração e perda de hábitats e biodiversidade. O impacto maior tem ocorrido nas terras altas do planalto do entorno da planície, com desmatamento do Cerrado nas áreas onde nascem os rios que alimentam o Pantanal. Este artigo discute as necessidades e prioridades futuras de pesquisa ecológica para melhor entender o ecossistema e, assim, atingir sua conservação e uso sustentável.

Keywords : biodiversidade; conservação; impactos ambientais; hábitats; Pantanal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License