SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número4Impacto da manutenção de reprodutores de Macrobrachium rosenbergii De Man, 1879 (Crustacea, Decapoda, Palaemonidae) na água utilizada nos viveiros de cultivoComparação entre extrator de Winkler e armadilha de queda para estimar a riqueza em espécies de formigas (Formicidae) de serapilheira em floresta tropical do sudeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984

Resumo

QUERINO, RB.; COUCEIRO, SRM.; QUEIROZ, LO.  e  PENTEADO-DIAS, AM.. Distribuição espacial de Hymenoptera parasitoides em uma reserva florestal na Amazônia Central, Manaus, AM, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2011, vol.71, n.4, pp. 865-871. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842011000500007.

Os parasitoides são de grande importância nos ecossistemas florestais pelo seu papel ecológico na regulação da população de outros insetos. Foram investigadas a riqueza e a abundância de parasitoides no dossel e sub-bosque, tanto na borda como no interior de uma reserva florestal tropical na Amazônia Central. Durante 12 meses, foram realizadas coletas quinzenais por meio de armadilhas suspensas instaladas no dossel e subdossel da borda e interior da floresta. Foi contabilizado um total de 12.835 Hymenoptera parasitoides, distribuídos em 23 famílias, sendo Braconidae, Diapriidae, Mymaridae, Eulophidae e Scelionidae as famílias mais representativas nos locais e estratos amostrados. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas na riqueza ou na abundância de Hymenoptera entre borda e interior da floresta. Os dados de riqueza e abundância de Hymenoptera são significativamente maiores no sub-bosque das duas áreas (interior e borda) em relação ao dossel (estratificação vertical). Aphelinidae e Ceraphronidae foram associadas significativamente ao interior da floresta; outras sete famílias foram relacionadas significativamente à borda da reserva. A abundância de Hymenoptera parasitoides apresentou efeito de sazonalidade durante o ano, relacionada ao período de seca e chuvas.

Palavras-chave : Hymenoptera; parasitoides; Amazonia; estratificação; floresta tropical.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês