SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue4Comparison between Winkler's extractor and pitfall traps to estimate leaf litter ants richness (Formicidae) at a rainforest site in southest BrazilItaipu reservoir limnology: eutrophication degree and the horizontal distribution of its limnological variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

NEVES, DRM.  and  DAMASCENO-JUNIOR, GA.. Fenologia pós-queima em uma área de campo sujo do maciço do Urucum, Mato Grosso do Sul, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2011, vol.71, n.4, pp. 881-888. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842011000500009.

Estudos sobre o componente herbáceo-subarbustivo do cerrado indicam a ocorrência de grandes mudanças na sua composição entre diferentes regiões, demonstrando tratar-se de uma flora sensível a variações de clima, solo, intensidade de queimadas, entre outros fatores. O objetivo deste estudo foi descrever as variações fenológicas em uma comunidade vegetal de campo sujo de cerrado do maciço do Urucum. A amostragem foi feita com oito transectos de 250 m, distantes 50 m entre si, nos quais foram amostradas todas as espécies de angiospermas floridas ou frutificadas que se encontravam distantes até no máximo três metros de cada lado, no total de 0,6 ha. A partir de outubro de 2007, um mês após uma queima acidental na área de estudo, foi feito acompanhamento mensal das fenofases de emissão de flores e frutos nas plantas que se encontravam na área do transecto. A intensidade de floração e frutificação não foi uniformemente distribuída. Os dados indicam possível influência da queima na atividade reprodutiva da comunidade ao se observar os picos de floração em outubro e novembro, dois meses subsequentes ao evento. Análise de regressão com a precipitação mensal demonstra ainda influência dos dados climáticos nos picos de floração e frutificação.

Keywords : floração; frutificação; fogo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English