SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue1Toxicity of herbicides on Escherichia coli growthMorphological variations and sexual dimorphism in Chelonoidis carbonaria (Spix, 1824) and Chelonoidis denticulata (Linnaeus, 1766) (Testudinidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

FUKUSHIMA, H et al. Triploidia na hematologia de juvenis de jundiá (Siluriformes: Heptapteridae). Braz. J. Biol. [online]. 2012, vol.72, n.1, pp. 147-151. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842012000100017.

O presente estudo comparou características hematológicas de juvenis de jundiás Rhamdia quelen diploides e triploides, um importante peixe de água doce cultivado no sul do Brasil. A morfometria hematológica dos eritrócitos foi determinada em extensões sanguíneas sob microscopia óptica comum. O sangue dos animais foi também utilizado para mensurar o número total de eritrócitos em câmera de Neubauer, bem como os números totais de leucócitos e trombócitos pelo método indireto. Os resultados demonstraram que a triploidia aumentou (p < 0,01) o tamanho e volume dos eritrócitos. No entanto, como esperado, a triploidia reduziu (p < 0,01) o número de eritrócitos, leucócitos e trombócitos circulantes do jundiá. Além disto, a contagem diferencial de células sanguíneas foi diferente em diploides e triploides, sugerindo que a triploidia afeta o número das células, bem como sua proporção no sangue. Linfócitos foram as células predominantes na contagem de leucócitos de peixes diploides (62,5%), enquanto os monócitos foram os predominantes nos peixes triploides (49,6%). Estes resultados sugerem desempenhos diferentes entre as ploidias do jundiá e exige estudos futuros para avaliar o potencial dos jundiás triploides sob condições de cultivo e frente à infecção.

Keywords : Rhamdia quelen; triploide; diploide; células sanguíneas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English