SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.72 issue3  suppl.Climate change in Brazil: perspective on the biogeochemistry of inland watersLand-sea interface features of four estuaries on the South America Atlantic coast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984

Abstract

EICHLER, PPB et al. Registro do gradiente latitudinal, de descargas de rios e de massas de água ao longo da costa subtropical da América do Sul, utilizando-se associações de foraminíferos bentônicos. Braz. J. Biol. [online]. 2012, vol.72, n.3, suppl., pp.723-759. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842012000400010.

Mais de 30% de dominância de Buccella peruviana, Globocassidulina crassa porrecta, Cibicides mackannai e C. refulgens indica a presença de água fria da Corrente Subantártica de plataforma no inverno entre 33,5-38,3º S, principalmente no setor sul da area estudada. No verão, no entanto, nas estações mais profundas do que 100 m, a abundância dessa associação diminui para menos de 15% em torno de 37,5-38,9º S, onde duas espécies (Globocassidulina subglobosa e Uvigerina peregrina) dominam. G. subglobosa, U. peregrina e Hanzawaia boueana são encontradas principalmente em menos de 55 m de profundidade na parte norte da área (27-33º S), tanto no inverno como no verão, e estão relacionadas com águas mais quentes de Plataforma Subtropical e de Água Tropical. Em quatro áreas da plataforma continental, foi observada a influência de aporte continental com alta concentração de silicato no sedimento. Essa influência é detectada pela presença de Pseudononion atlanticum, Bolivina striatula, Buliminella elegantissima, Bulimina elongata, Elphidium excavatum, E. poeyanum, Ammobaculites exiguus, Arenoparrella mexicana, Gaudryina exillis, Textularia earlandi e tecamebas. A presença de Bulimina marginata entre 34,1-32,8º S no inverno e 34,2-32,7º S no verão indica que a influência da Frente Subtropical Plataforma sobre os sedimentos não muda sazonalmente; mas, por outro lado, a presença de Angulogerina angulosa no inverno, apenas na estação mais profunda de Mar del Plata (38,9º S), mostra que as correntes das Malvinas não estão influenciando o sedimento dessa região no verão.

Keywords : diversidade de foraminíferos; água de plataforma subantártica e subtropical; frente subtropical de plataforma; influência de água doce.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License