SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número2Adult male coatis play with a band of juvenilesAre orchid bees at risk? First comparative survey suggests declining populations of forest-dependent species índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

COLLA, MF; CESAR, II  y  SALAS, LB. Insetos bentônicos do Rio El Tala (Catamarca, Argentina): variação longitudinal de sua estrutura e seu uso para avaliar a qualidade da água. Braz. J. Biol. [online]. 2013, vol.73, n.2, pp.357-366. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-69842013000200016.

O objetivo deste trabalho foi determinar a estrutura da entomofauna bentônica do Rio El Tala (Catamarca, Argentina) e sua variação longitudinal. Cinco estações de amostragem foram estabelecidas considerando-se a localização da habitação em relação ao curso de água. As seguintes variáveis foram determinadas in situ: altitude, latitude e longitude; largura do leito; profundidade do rio; velocidade da correnteza, e temperatura da água e do ar. Insetos bentônicos foram coletados em cinco estações de amostragem, utilizando-se um coletor tipo Surber de 0,09 m2, com rede de malha 300 µm, tendo sido identificados em laboratório até o nível de Família. Densidade, riqueza e diversidade da fauna exibiram variação longitudinal. Da estação de amostragem 1 (site de referência) à 3, uma tendência decrescente no número de ordens e famílias foi observada, enquanto que as estações de amostragem 4 e 5 apresentaram uma tendência crescente. As amostras da estação 5 (estação rio abaixo) apresentaram a maior riqueza de famílias (17), o valor mais elevado do Índice de Shannon (2,74) e o menor valor de Dominância de Simpson (D = 0,22). Estes valores podem ser explicados pela capacidade de autopurificação de rio a jusante. A qualidade da água do Rio El Tala é Classe I (muito limpo e água sem impacto), de acordo com os resultados obtidos pela aplicação de índices bióticos BMWP' e ASPT'.

Palabras clave : insetos bentônicos; variação longitudinal; índices bióticos; bioindicadores; rios de montanha.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )