SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Living in a same microhabitat should means eating the same food? Diet and trophic niche of sympatric leaf-litter frogs Ischnocnema henselii and Adenomera marmorata in a forest of Southern BrazilReproductive ecology of coypu (Myocastor coypus Molina, 1782) in the Middle Delta of the Paraná River, Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

SANTOS, RM. et al. Estratificação térmica de curto prazo e eventos de desestratificação parcial em um reservatório polimítico quente: efeitos sobre a distribuição da comunidade fitoplanctônica. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.19-29. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.05313.

Em ecossistemas de água doce, os padrões de estratificação térmica têm uma influência considerável sobre a dinâmica populacional do fitoplâncton. Neste estudo nós investigamos como os padrões de estratificação térmica e os processos hidrodinâmicos afetaram a distribuição vertical do fitoplâncton durante dois ciclos nictemerais consecutivos em um reservatório urbano na cidade de São Paulo. As amostragens e medidas das variáveis físicas e químicas foram realizadas a cada três horas durante um período de 48 horas, ao longo de um perfil vertical. Ocorreram dois eventos de estratificação e subsequente abaixamento da termoclina acarretando alterações na distribuição vertical do fitoplâncton. Aphanocapsa delicatissima Nägeli foi a principal espécie dominante durante todo o período avaliado. No segundo ciclo nictemeral o gradiente de densidade criado pelas diferenças de temperatura impediu o afundamento de Mougeotia sp. C. Agardh para as camadas mais profundas. Por outro lado Pseudoanabaena galeata Böcher se manteve nas camadas de 4.0 e 5.5 m. A estrutura térmica da água foi diretamente afetada pelos fatores meteorológicos temperatura do ar e velocidade do vento. As mudanças na densidade e na distribuição vertical do fitoplâncton foram controladas pelos eventos térmicos e hidrodinâmicos.

Palabras clave : fitoplâncton; termohidrodinâmica; estratificação térmica; variação nictemeral; reservatório de Guarapiranga.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )