SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Short-term thermal stratification and partial overturning events in a warm polymictic reservoir: effects on distribution of phytoplankton communityFloral resources and habitat affect the composition of hummingbirds at the local scale in tropical mountaintops índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

COURTALON, P. et al. Ecología reproductiva do coipo (Myocastor coypus) no Delta Meio do Río Paraná (Entre Ríos. Argentina). Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.30-38. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.06813.

O objetivo deste trabalho é a descripção e comparação ao longo do tempo (junho 2006 – maio 2008), de diversos parámetros da ecologia reprodutiva de Myocastor coypus nas terras úmidas do Delta Meio do Río Paraná (DM), una das zonas de maior aptidão de hábitat para a espécie dentro da sua área de distribuição original. Com base em capturas de exemplares estimaram-se en forma mensal, sazonal y anual, a taxa de prenhez (TP); o tamanho da camada (TC), a produtividade bruta (PB) e a produção anual (PA) e foram realizadas as comparações correspondentes mediante provas estatísticas não paramétricas. Alem disso, com base no estádio de desenvolvimento dos fetos y embriões observados, levando em consideração a duração do período de gestação, estimou-se quais teriam sido as datas de nascimento mais prováveis. Observaram-se valores relativamente altos para todos os parámetros e diferenças significativas entre as TP y os TC de anos secos (2006) e anos úmidos (2007). Também foram detectados dois picos de parição, um em plena primavera e o outro a meados do outono. Discutem-se as implicâncias destes resultados para assegurar o manejo sustentável do coipo, o principal recurso de fauna silvestre argentina.

Palabras clave : Myocastor coypus; Río Paraná; picos de parição; parámetros reprodutivos; terras úmidas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )