SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Vegetative and reproductive phenology of Butia purpurascens Glassman (Arecaceae) under the effects of leaf harvestingTranslocation and radio-telemetry monitoring of pygmy marmoset, Cebuella pygmaea (Spix, 1823), in the Brazilian Amazon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

ODA, FH. et al. Dero (Allodero) lutzi Michaelsen, 1926 (Oligochaeta: Naididae) associado com Scinax fuscovarius (Lutz, 1925) (Anura: Hylidae) na Floresta Estacional Semidecidual, Sul do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.86-90. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.07613.

Anfíbios são hospedeiros para uma grande variedade de ecto- e endoparasitos, tais como os protozoários e vermes parasitos. Naididae é uma família de Oligochaeta cujas espécies vivem em uma ampla variedade de substratos, incluindo moluscos, macrófitas aquáticas, esponjas, musgos, e algas hepáticas e filamentosas. No entanto, algumas espécies são conhecidas como endoparasitos de vertebrados, como Dero (Allodero) lutzi, o qual é um parasito do trato urinário de anfíbios, mas que também possui uma fase de vida livre. Espécimes no estágio parasitário não possuem cerdas dorsais, fossa branquial, e brânquias. Relatamos a ocorrência de D. (A.) lutzi associado ao anuro Scinax fuscovarius na Floresta Estacional Semidecidual no Sul do Brasil. O estudo foi realizado na Estação Ecológica do Caiuá, Diamante do Norte, Paraná, Sul do Brasil. Sete espécimes de S. fuscovarius foram examinados para parasitos, mas apenas um estava infectado. Os parasitos ocorreram nos ureteres e bexiga urinária. Registros anteriores de D. (A.) lutzi incluem os estados brasileiros de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem como Cuba e América do Norte. Este é o registro de uma nova localidade para esta espécie no Brasil. Registros de Dero (Allodero) lutzi são raros, devido à dificuldade de observação, e tais eventos são restritos apenas a casos fortuitos. É importante ressaltar a necessidade de futuros estudos, que são fundamentais para a compreensão de aspectos biológicos e ecológicos desta espécie.

Palabras clave : anuro; Hylidae; endoparasitas; trato urinário; Annelida.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )