SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Dero (Allodero) lutzi Michaelsen, 1926 (Oligochaeta: Naididae) associated with Scinax fuscovarius (Lutz, 1925) (Anura: Hylidae) from Semi-deciduous Atlantic Rain Forest, southern BrazilFirst record of Ceratium furcoides (Dinophyta), an invasive species, in a temporary high-altitude lake in the Iron Quadrangle (MG, Southeast Brazil) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

DIAS, CAR.; QUEIROGAS, VL.  y  PEDERSOLI, MA.. Translocação e monitoramento por radiotelemetria do mico-leãozinho, Cebuella pygmaea (Spix, 1823), na Amazônia brasileira. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.91-97. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.07813.

Dois grupos de mico leãozinho (Cebuella pygmaea) foram resgatados ao longo da margem esquerda do Rio Madeira durante o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia, norte do Brasil. A reintrodução de ambos os grupos deu-se em áreas de floresta ombrófila densa aberta dentro da Área de Preservação Permanente do empreendimento. Após a reintrodução, empregou-se a técnica de radiotelemetria para o monitoramento dos animais por aproximadamente três meses. Cada um dos grupos manteve-se coeso e estabeleceu suas áreas de vida em regiões próximas àquelas onde foram soltos. A taxa de mortalidade foi de aproximadamente 7%. Este parece ser o primeiro trabalho a documentar a translocação de grupos completos de C. pygmaea e o primeiro a empregar com sucesso a radiotelemetria no monitoramento desta espécie. Este estudo, portanto, demonstra a factibilidade da translocação e do uso da radio-telemetria para monitorar C. pygmaea.

Palabras clave : Cebuella pygmaea; translocação; radiotelemetria; resgate de fauna; conservação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )