SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Translocation and radio-telemetry monitoring of pygmy marmoset, Cebuella pygmaea (Spix, 1823), in the Brazilian AmazonDistribution, management and diversity of the endangered Amerindian yam (Dioscorea trifida L.) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

MOREIRA, RA. et al. Primeiro registro de Ceratium furcoides (Dinophyta), uma espécie invasora, em um lago temporário de alta altitude no Quadrilátero Ferrífero (MG, Sudeste do Brasil). Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.98-103. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.08013.

Dinoflagelados do gênero Ceratium são principalmente marinhos, porém existem raras ocorrências em água doce no Brasil. Neste estudo registramos pela primeira vez a ocorrência de Ceratium furcoides, uma espécie invasora em um lago altitudinal natural raso localizado na porção sul do Quadrilátero Ferrífero, uma área de extração mineral no estado de Minas Gerais. As coletas foram realizadas nos meses de outubro e novembro de 2010 (período chuvoso). As densidades observadas para C. furcoides na Lagoa Seca foram muito baixas, com máximo de 4 ind L–1. Lagos de altitude são altamente vulneráveis à deposição atmosférica, o que os torna importantes testemunhos não só dos múltiplos impactos derivados de atividades humanas, mas também das extensas conexões globais, que acabam por facilitar a dispersão e introdução de espécies. Estudos sobre a dinâmica de C. furcoides em sistemas tropicais naturais ainda são escassos e por isso, o monitoramento de sua dinâmica e dos impactos potenciais em comunidades aquáticas a partir do seu estabelecimento, torna-se fundamental para o entendimento dos processos relacionados à bioinvasão desta espécie.

Palabras clave : bioinvasão; dinoflagelado; Ceratium furcoides; lago de alta altitude; Minas Gerais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )