SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Alterations in land uses based on amendments to the Brazilian Forest Law and their influences on water quality of a watershedThe rainy season increases the abundance and richness of the aquatic insect community in a Neotropical reservoir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

PASCHOAL, LRP.; ANDRADE, DP.  y  DARRIGRAN, G.. Como a flutuação dos níveis da água afetam as populações do bivalve invasor Corbicula fluminea (Müller, 1774) em um reservatório neotropical?. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.135-143. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.09113.

Corbicula fluminea é um bivalve invasor, responsável por inúmeros problemas ambientais e econômicos ao redor do mundo. Apesar de sua capacidade de invasão, a espécie sofre certas restrições devido a fenômenos naturais em ambientes lênticos, afetando significativamente sua estrutura populacional (e.g. flutuação do nível da água e a exposição à luz solar). O presente trabalho avaliou como o decréscimo temporal do nível da água de um reservatório neotropical e a exposição solar, afeta a estrutura populacional de C. fluminea. Duas amostragens foram realizadas no reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Furnas (Minas Gerais, Brasil), em 2011 e 2012. A densidade populacional, o comprimento médio e a distribuição espacial da espécie para cada ano foram estimados após amostragem em 51 quadrats (0,0625m2) dispostos em três transectos em diferentes distâncias das margens do reservatório (0, 10 e 20 m em relação a um ponto fixo). Observou-se o predomínio de C. fluminea em ambos os anos, coincidindo com o decréscimo da densidade e riqueza de espécies nativas nas áreas de amostragem. Foram registradas diferenças significativas na densidade de C. fluminea entre as distâncias da margem, sendo atribuídas principalmente à variabilidade temporal do substrato e da água desses ambientes. Registrou-se também uma tendência em aumento da densidade e agregação com o aumento da distância da margem, devido à maior estabilidade dessas áreas (>10 m). Houveram diferenças significativas no tamanho médio das conchas de C. fluminea entre às distâncias da margem e durante os anos, assim como na interação desses fatores (Distâncias vs. Anos). Tais resultados foram associados à capacidade reprodutiva e invasiva da espécie. Esse estudo revelou que eventos temporais (principalmente, a flutuação do nível da água) em ambientes lênticos neotropicais provocam alterações na densidade, tamanho médio e distribuição de C. fluminea e na composição da malacofauna nativa.

Palabras clave : espécie não-nativa; dessecação; nível da coluna de água; aspectos ecológicos; reservatório UHE Furnas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )