SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1How the fluctuations of water levels affect populations of invasive bivalve Corbicula fluminea (Müller, 1774) in a Neotropical reservoir?Non-destructive linear model for leaf area estimation in Vernonia ferruginea Less índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

SANTANA, HS et al. Período chuvoso aumenta a abundância e riqueza da comunidade de insetos aquáticos em um reservatório neotropical. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.144-151. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.09213.

Alterações nos sistemas aquáticos, bem como variações nos níveis da água, sejam devido a chuvas ou pelo controle exercido pela barragem podem provocar mudanças na estruturação das comunidades fazendo com que as mesmas sejam obrigadas a se readequar às novas características do ambiente. Este estudo testou a hipótese de que ocorre aumento na riqueza e abundância de insetos aquáticos na estação chuvosa no reservatório de Serra da Mesa com a premissa que o aumento do nível do reservatório proporciona maior entrada de material alóctone, maior diversidade de habitats e, consequentemente, condições para a colonização de mais espécies. Para testar as diferenças na riqueza, diversidade beta e abundância foi utilizado o test t pareado e, além disso, foi feita uma NMDS para identificar padrões na comunidade em estudo. Foram coletados 35.028 larvas de insetos aquáticos (9513 no período seco e 25.515 no período de cheia) com predominância da família Chironomidae seguida das famílias Ephemeroptera, Trichoptera e Odonata. Dentre as 33 famílias coletadas, apenas 12 ocorreram no período de seca, enquanto todas ocorreram no período chuvoso. Essas famílias são bastante encontradas em ambientes lênticos e a dominância de Chironomidae está associada ao seu rápido processo de colonização, ao seu comportamento de viver em altas densidades e sua grande tolerância a baixos teores de oxigênio no ambiente. A hipótese testada foi corroborada visto que a riqueza, a diversidade beta e a abundância de insetos aquáticos foram influenciadas positivamente pelo aumento do nível da água, decorrente do período chuvoso, que, provavelmente, propiciou uma maior entrada de material alóctone, maior heterogeneidade de habitat e melhores condições para a colonização das diversas famílias.

Palabras clave : variação temporal; reservatório Serra da Mesa; zoobentos; nível da água.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )