SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1The rainy season increases the abundance and richness of the aquatic insect community in a Neotropical reservoirFish stomach contents in benthic macroinvertebrate assemblage assessments índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

SOUZA, MC.  y  AMARAL, CL.. Modelo linear não-destrutivo para estimativa de área foliar de Vernonia ferruginea Less. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.152-156. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.09813.

A estimativa de área foliar é um importante traço biométrico para avaliação do desenvolvimento foliar e do crescimento vegetal em experimentos de campo e casa-de-vegetação. Foi desenvolvido um modelo linear não destrutivo capaz de estimar a área foliar (AF) de Vernonia ferruginea usando o comprimento (C) e a largura (L) foliar. Diferentes combinações de equações lineares foram obtidas a partir de C, C2, L, L2, CL e C2L2. As regressões lineares usando o produto de dimensões CL foram mais eficientes para estimar a AF de V. ferruginea do que os modelos baseados em uma única dimensão (C, L, C2 ou L2). O modelo linear "AF = 0,463+0,676 CL" forneceu com maior precisão a AF de V. ferruginea em relação aos demais modelos testados. A validação do modelo selecionado revelou elevada correlação entre a área foliar real e a área foliar estimada pelo modelo.

Palabras clave : Asteraceae; cerrado; modelos estatísticos; savana; validação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )