SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Biomass of macroinvertebrates and physicochemical characteristics of water in an Andean urban wetland of ColombiaReproductive aspects of the flyingfish, Hirundichthys affinis from the Northeastern coastal waters of Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

GRESSLER, DT.  y  MARINI, MÂ.. Sucesso reprodutivo de Sicalis citrina em cascalheiras abandonadas, região central do Cerrado. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.191-197. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.10813.

A adequação de habitats degradados para reprodução de aves pode ser testada por meio de avaliação das taxas de predação de ninhos. Neste estudo nós estimamos o sucesso de nidificação do canário-rasteiro (Sicalis citrina) e o relacionamos, por meio de modelagem no programa MARK, com diversos fatores que potencialmente afetam a sobrevivência dos ninhos da espécie em antigas áreas de extração de solo (cascalheiras), no Parque Nacional de Brasília, Distrito Federal. Nós monitoramos 73 ninhos da espécie durante a estação reprodutiva de 2007. Predação foi a principal causa da perda de ninhos (n = 48, 66%), enquanto seis foram abandonados (8%) e 19 produziram ao menos um filhote (26%). A taxa diária de sobrevivência e o sucesso total de Mayfield foram 0,94 and 23%, respectivamente. Nossos resultados, obtidos da modelagem de sobrevivência, indicaram que as taxas de sobrevivência diária dos ninhos aumenta linearmente à medida que avança a estação reprodutiva, ao passo que diminui conforme a idade do ninho aumenta. Nenhum dos fatores que testamos – altura do ninhos, tamanho dos ninhos, planta suporte e distância até a borda dos ambientes de cascalheira – mostraram-se importantes como fatores determinantes do sucesso dos ninhos. Entretanto, ninhos construídos nas plantas mais comuns na área de estudo (samambaias) apresentaram maior tendência de sucesso que os demais. Adicionalmente, não houve interferência do observador nas estimativas de sobrevivência dos ninhos. Nossos resultados sugerem que as antigas áreas de cascalheira podem ser adequadas para a reprodução do canário-rasteiro, uma vez que as taxas de sobrevivência que encontramos neste estudo são similares às encontradas em estudos com outras espécies na região central do Cerrado.

Palabras clave : sobrevivência de ninhos; Emberizidae; habitat de reprodução; habitats degradados; savana neotropical.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )