SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Striped-tailed Yellow-finch nesting success in abandoned mining pits from central Brazilian cerradoAbout rats and jackfruit trees: modeling the carrying capacity of a Brazilian Atlantic Forest spiny-rat Trinomys dimidiatus (Günther, 1877) – Rodentia, Echimyidae – population with varying jackfruit tree (Artocarpus heterophyllus L.) abundances índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

OLIVEIRA, MR. et al. Aspectos reprodutivos do peixe voador, Hirundichthys affinis das águas costeiras do Nordeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.198-207. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.11513.

O peixe epipelágico voador, Hirundichthys affinis é um importante recurso de pesca artesanal das águas costeiras do Nordeste do Brasil. No entanto, as informações biológicas sobre esta espécie tem sido pouco documentada. Este trabalho apresenta dados sobre a relação peso-comprimento, proporção sexual, comprimento de primeira maturação sexual, desenvolvimento gonadal e fecundidade de H. affinis amostrados das águas costeiras do Rio Grande do Norte, Brasil. O comprimento total e o peso total de ambos os sexos variaram 23,4-29,4 cm, e de 89 a 188g, respectivamente. O coeficiente alométrico dos machos foi de 2,208 e o de fêmeas foi 2,985, indicando um crescimento alométrico negativo. A proporção entre os sexos foi 1M:1.6 F, diferindo da proporção esperada de 1:1 (χ2 = 18.63). O comprimento total da primeira maturação sexual foi estimado em 27,3 centímetros para os machos e 27,1 cm para as fêmeas. As características macroscópicas das gônadas indicaram quatro estádios de maturação. Estudos histológicos das gônadas de H. affinis mostram sete fases de desenvolvimento do ovócito e quatro fases de desenvolvimento do espermatócito. A fecundidade absoluta média foi de 9.092 ovócitos vitelogênicos. A desova ocorreu durante os meses de março a julho. As descrições microscópicas dos estágios de maturação gonadal indicam que a área de estudo é uma importante área de desova de H. affinis.

Palabras clave : proporção sexual; histologia das gônadas; fecundidade; período reprodutivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )