SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1First record of Palombitrema triangulum (Suriano, 1981) Suriano, 1997 (Monogenea: Dactylogyridae) from freshwater fishes in BrazilHelminth fauna of Astyanax fasciatus Cuvier, 1819, in two distinct sites of the Taquari River, São Paulo State, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984

Resumen

NAKAO, EA.  y  CARDOSO, VJM.. Priming e temperaturas limites de germinação de unidades de dispersão de Urochloa brizantha (Stapf) Webster cv. basilisk. Braz. J. Biol. [online]. 2015, vol.75, n.1, pp.234-241. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.13812.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tratamento pré-germinativo priming sobre os limites térmicos inferior e superior para a germinação de Urochloa brizantha cv. basilisk, e testar a hipótese de que a pré-embebição afeta os parâmetros térmicos da germinação. Sementes pré-embebidas, tanto em água destilada (0 MPa) quanto em solução de PEG 6000 (–0,5 MPa) foram colocadas para germinar em diferentes temperaturas. Os resultados sugerem que sementes de U. brizantha apresentam baixa resposta ao priming quando colocadas para germinar em meio onde a água não é limitante. A resposta de sementes de U. brizantha para o priming é dependente das condições de temperatura e potenciais hídricos em que as sementes são pré-embebidas, bem como para a temperatura de germinação. A temperatura ótima para germinação de sementes de U. brizantha altera-se para temperaturas mais altas em sementes pré-embebidas. O efeito de priming foi mais pronunciado em temperaturas mais próximas do limite superior e inferior para a germinação, mas, provavelmente essa resposta não foi responsável por mudanças na constante tempo térmico (θT(g)) e temperatura teto (Tc (g)). Por outro lado, uma diminuição na temperatura base (Tb) foi observada em sementes pré-embebidas, sugerindo que a distribuição Tb em sementes de U. brizantha é influenciada pelo priming.

Palabras clave : grama paliçada; condicionamento osmótico; potencial osmótico; tempo térmico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )