SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Effects of water-soluble fraction of petroleum on growth and prey consumption of juvenile Hoplias aff. malabaricus (Osteichthyes: Erythrinidae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

AMORIM, R. B.  y  MONTEIRO-NETO, C.. Área marinha protegida e a distribuição espacial da pescaria de rede de emalhe em Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.1-9.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.06614.

Este estudo caracteriza a pesca com rede de emalhe na Colônia de Pescadores Z13 (CPZ13), em Copacabana, Rio de Janeiro, e sua relação com a área marinha protegida “Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras - MoNa Cagarras”, descrevendo a frota e artes de pesca, identificando locais de pesca, as espécies e as suas associações por tipo de rede de emalhe. De junho de 2012 a maio de 2013, de terça a domingo, os desembarques foram monitorados e os pescadores entrevistados em relação à sua captura. As pequenas embarcações são usadas para três tipos de redes de emalhe: “corvineira” (espécie-alvo - corvina), “linguadeira” (espécie-alvo - linguados) e “Rede-Alta” (espécies alvo - anchova). Cinquenta e nove espécies dentro 37 famílias foram capturados em 14 locais de pesca, mostrando associação com o tipo de fundo e distância da costa. O uso do conhecimento ecológico local de pescadores define a colocação dos petrechos em locais específicos destinados ao recursos pesqueiros alvo. Nem todos os locais de pesca estão dentro dos limites da MoNa Cagarras, mas se beneficiariam de planos de gestão, incluindo uma zona de amortecimento para a MPA.

Palabras clave : pesca artesanal; rede de emalhe; conhecimento local; área unidade de conservação; Arquipélago das Cagarras.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )