SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Marine protected area and the spatial distribution of the gill net fishery in Copacabana, Rio de Janeiro, RJ, BrazilLoss of biodiversity in a conservation unit of the Brazilian Atlantic Forest: the effect of introducing non-native fish species índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

SANTOS, R. M. et al. Efeitos da fração solúvel de petróleo no crescimento e consumo em juvenis de Hoplias aff. malabaricus (Osteichthyes: Erythrinidae). Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.10-17.  Epub 12-Feb-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.06714.

A influência da fração solúvel de petróleo (FSP) no consumo de presas e crescimento de juvenis da traíra Hoplias aff. malabaricus foi investigada. Os juvenis foram submetidos aos tratamentos FSP e Controle durante 28 dias, e adultos de matogrosso Hyphessobrycon eques foram oferecidos diariamente como presa para cada predador. O total de presas consumidas variou de 16 a 86 indivíduos. Apesar do menor consumo inicial de presas sob exposição de FSP, não houve diferenças significativas nas taxas de consumo entre os dois tratamentos. A FSP teve um efeito negativo no crescimento em tamanho de juvenis de H. aff. malabaricus. Embora a ausência de efeito no consumo de presas sugira uma relativa resistência de H. aff. malabaricus à exposição à FSP, o menor crescimento em tamanho dos indivíduos expostos ao poluente reflete possivelmente custos metabólicos. As implicações dos principais resultados nos níveis do organismo e da cadeia alimentar são discutidos, incluindo aspectos comportamentais e o papel desempenhado por este predador em ecossistemas aquáticos rasos.

Palabras clave : tamanho do corpo; ecotoxicologia; performance de crescimento; juvenis de traíra; predação; sobrevivência.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )