SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Investigation of freshwater sponges spicules deposits in a karstic lake in BrazilDiagnostic Cytochrome b gene profiles for the identification of paca (Cuniculus paca) bushmeat: implications for the monitoring of illegal hunting and wildlife trade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

SILVA, K. A. et al. A influência dos microhabitats sobre a dinâmica de populações de quatro espécies herbáceas em uma área semiárida no nordeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.45-54.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.10014.

A variação anual na precipitação é considerada o fator mais importante que influencia a dinâmica populacional em ambientes secos. No entanto, diferentes fatores podem controlar a dinâmica populacional em diferentes microhabitats. A hipótese deste estudo é que as variações de microhabitats podem atenuar a influência da sazonalidade climática sobre a dinâmica populacional de espécies herbáceas em uma áreas floresta seca (Caatinga) no Brasil. Então, objetivou-se avaliar a influência de três microhabitats (plano, rochoso e ciliar) sobre a dinâmica das populações de quatro espécies herbáceas (Delilia biflora, Commelina obliqua, Phaseolus peduncularis e Euphorbia heterophylla) em um fragmento de Caatinga da Estação Experimental do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco, no Brasil, durante um período de três anos. D. biflora, C. obliqua e P. peduncularis foram encontrados em todos os microhabitats, mas elas estavam presentes em baixas densidades no microhabitat ciliar. Não houve registro de E. heterophylla no microhabitat ciliar. O tamanho das populações, as taxas de mortalidade e de natalidade variaram ao longo do tempo em cada microhabitat. Este estudo indica que diferentes as condições de estabelecimento influenciaram o tamanho das populações e a ocorrência das quatro espécies e confirma que microhabitat pode atenuar o efeito do estresse hídrico sobre a mortalidade durante a estação seca, mas a força desse papel atenuador pode variar com o tempo e a espécie considerada.

Palabras clave : demografia; densidade; erva; mortalidade; natalidade; variação espacial.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )