SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Pravastatin induces cell cycle arrest and decreased production of VEGF and bFGF in multiple myeloma cell lineMedium- and large-sized mammals in a steppic savanna area of the Brazilian Pampa: survey and conservation issues of a poorly known fauna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

TIBERIO, F. C. S.; SAMPAIO-E-SILVA, T. A.; MATOS, D. M. S.  y  ANTUNES, A. Z.. Os riscos da introdução da palmeira amazônica Euterpe oleracea na Floresta Atlântica. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.66-72.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.12114.

A introdução de uma espécie pode alterar processos ecológicos de populações nativas, tais como padrões de polinização e dispersão, levando a mudanças na estrutura populacional. Quando espécies introduzidas e nativas são congêneres, a interferência na polinização pode levar também à hibridização. Nossos objetivos foram entender os aspectos ecológicos da introdução de Euterpe oleracea na Floresta Atlântica e as possíveis consequências sobre a conservação da congênere nativa Euterpe edulis. Para isso, analisamos a estrutura populacional, incluindo híbridos, e observamos a interação de aves frugívoras com ambas as espécies de palmeira após a introdução de E. oleracea. Observamos que E. edulis apresentou densidade total e número de plântulas menores quando coocorrente com E. oleracea. As palmeiras congenéricas compartilharam nove espécies de aves frugívoras. E. oleracea e híbridos foram dispersos além da área original de plantio. Consequentemente, os riscos da introdução de E. oleracea podem estar principalmente relacionados com o possível deslocamento de interações entre E. edulis e aves frugívoras e com a produção de híbridos. Desta forma, o cultivo de E. oleracea e híbridos podem afetar a conservação da já ameaçada E. edulis.

Palabras clave : hibridização; aves frugívoras; plantas exóticas; estrutura populacional; Euterpe edulis.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )