SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Medium- and large-sized mammals in a steppic savanna area of the Brazilian Pampa: survey and conservation issues of a poorly known faunaHabitat architecture influencing microcrustaceans composition: a case study on freshwater Cladocera (Crustacea Branchiopoda) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

ATHIE, S.  y  DIAS, M. M.. Uso de poleiros e dispersão de sementes por aves em um pasto abandonado no Parque Estadual de Porto Ferreira, sudeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.80-92.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.13114.

Investigamos a eficiência de diferentes modelos de poleiros na atração de aves dispersoras e no incremento da chuva de sementes em uma área degradada localizada na região nordeste do Estado de São Paulo. Instalamos coletores de sementes sob poleiros naturais (PNs, árvores vivas); poleiros artificiais simples (PASs), com 3m de altura e um ponto de pouso; poleiros artificiais elaborados (PAEs), com 7m de altura e três pontos de pouso e coletores em área aberta (testemunha). Verificamos que o número de sementes ornitocóricas depositadas nos coletores aumentou proporcionalmente à quantidade de estruturas de pouso dos poleiros. Os PNs também disponibilizaram outros recursos para a avifauna, como alimento e abrigo. Comparando-se a visitação entre os poleiros artificiais, houve maior utilização dos PAEs que, além de apresentarem mais pontos de pouso, são mais altos, fornecendo melhor visibilidade do espaço aéreo para aves predadoras e que apanham insetos em vôo, como os tiranídeos, importantes dispersores de sementes. Neste sentido, poleiros naturais e artificiais com características similares aos PAEs são os mais recomendados como método base ou complementar na restauração de áreas degradadas próximas a fontes de propágulos, contribuindo também para a manutenção da fauna local.

Palabras clave : aves; dispersão de sementes; frugivoria; poleiros; restauração florestal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )