SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Habitat architecture influencing microcrustaceans composition: a case study on freshwater Cladocera (Crustacea Branchiopoda)Embryonic and larval development of Brycon amazonicus (SPIX & AGASSIZ, 1829) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

SCUR, M. C. et al. Atividade antimicrobiana e antioxidante do óleo essencial e diferentes extratos vegetais de Psidium cattleianum Sabine. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.101-108.  Epub 12-Feb-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.13714.

Os objetivos do trabalho foram determinar as atividades antimicrobiana e antioxidante do óleo essencial e dos extratos vegetais aquoso e etanólico de Psidium cattleianum Sabine; a composição química do óleo essencial P. cattleianum e a triagem fitoquímica dos extratos vegetais aquoso e etanólico da mesma planta. Quanto à atividade antimicrobiana, o extrato etanólico apresentou atividade antimicrobiana moderada frente as bactérias K. pneumonieae e S. epidermidis, enquanto frente aos demais micro-organismos apresentou atividade considerada fraca. O extrato aquoso e o óleo essencial apresentaram atividade considerada fraca, embora tenham inibido o crescimento dos micro-organismos. Em relação ao potencial antioxidante, os extratos etanólico e aquoso apresentaram índice de sequestro superior a 90%, enquanto o óleo essencial não apresentou atividade antioxidante significativa. Para a composição fitoquímica, a maior classe de compostos voláteis identificados no óleo essencial de P. cattleianum foram os hidrocarbonetos terpênicos, sendo eles: α-copaeno (22%), eucaliptol (15%), δ-cadineno (9,63%) e α-selineno (6,5%). Na triagem fitoquímica dos extratos verificou-se a presença de taninos, flavonóides e triterpenóides tanto para o extrato aquoso quanto etanólico. Os extratos e óleo essencial inibiram o crescimento dos micro-organismos e os extratos vegetais apresentaram atividade antioxidante significativa. Também, a caracterização fitoquímica do óleo essencial mostrou a presença de compostos de interesse comercial, assim como os extratos apresentaram a presença de classes e compostos com importantes atividades biológicas.

Palabras clave : Psidium cattleianum; ação antimicrobiana; microdiluição; CG/MS; atividade antioxidante.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )