SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Limnoperna fortunei Dunker, 1857 larvae in different environments of a Neotropical floodplain: relationships of abiotic variables and phytoplankton with different stages of developmentAnalyzing the edge effects in a Brazilian seasonally dry tropical forest índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

NAKAO, E. A.  y  CARDOSO, V. J. M.. Análise da dependência térmica da germinação de braquiarão utilizando o modelo tempo térmico. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.162-168.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.15714.

Este artigo analisou a dependência térmica da germinação de sementes de Urochloa brizantha em regimes de temperaturas constantes e variáveis, por intermédio do modelo do tempo térmico. Foram realizados testes de germinação em temperaturas constantes 8 °C a 41.5 °C, com o objetivo de se determinar os parâmetros do modelo: as temperaturas base (Tb), ótima (To) e máxima (Tc) de germinação, bem como a quantidade de “graus-dias” (θG) necessária para a germinação de sementes individuais. As sementes de braquiarão germinaram no intervalo térmico de 8 °C to 41.5 °C, sendo que a faixa ótima foi de 31.5 a 34.5 °C. As distribuições acumuladas esperadas e observadas das porcentagens de germinação de sementes de U. brizantha postas para germinar tanto em temperaturas constantes como em regime térmico não controlado foram comparadas, podendo-se observar que o modelo descreveu relativamente bem a germinação nos ensaios isotérmicos, entre o mesmo falhou em prever a germinação em situações mais amplas de variação térmica. Possíveis explicações para esses resultados são discutidas.

Palabras clave : Urochloa brizantha; temperatura; graus-dia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )