SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Polymorphism C242T in the Cyp19 gene in meat sheepProline levels, oxidative metabolism and photosynthetic pigments during in vitro growth and acclimatization of Pitcairnia encholirioides L.B. Sm. (Bromeliaceae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

SARAIVA, S. O.  y  POMPEU, P. S.. Cultivo em piscicultura e seus efeitos sobre a morfologia de Prochilodus lineatus (Actinopterygii: Prochilodontidae). Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.209-217.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.18514.

A estocagem de peixes em cativeiro para posterior soltura em corpos d’água naturais tem sido historicamente aplicada no Brasil, como medida mitigadora de impactos causados por barramentos. Entretanto, os peixes soltos são adaptados ao ambiente de cultivo que é totalmente diferente do natural, o que resulta em pequenas taxas de sobrevivência pós-soltura e ineficácia das estocagens como medida de manejo. Em escala mundial, diversos estudos já evidenciaram a existência de grandes diferenças fenotípicas entre peixes cultivados e selvagens, mas no Brasil há grande carência de estudos deste tipo. O objetivo do presente estudo foi verificar se peixes cultivados divergem morfologicamente de indivíduos da mesma espécie provenientes de ambiente natural. Para isto, uma população de jovens de Prochilodus lineatus oriunda de uma estação de piscicultura foi comparada com outra da mesma espécie e classe de tamanho oriunda de lagoas marginais do Rio Grande. Os resultados encontrados indicaram que o cultivo em piscicultura resulta em indivíduos de P. lineatus morfologicamente diferentes e em uma população menos variada se comparada com os selvagens. Como forma de aumentar a heterogeneidade ambiental e aumentar a variabilidade morfológica dos alevinos produzidos, devem ser estudadas medidas como o enriquecimento ambiental de tanques de piscicultura.

Palabras clave : ambiente de cultivo; variabilidade morfológica; estocagem; peixes cultivados; peixes selvagens.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )