SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1Fish hatchering and its effects on the morphology of Prochilodus lineatus (Actinopterygii: Prochilodontidae)Home range and density of three sympatric felids in the Southern Atlantic Forest, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

RESENDE, C. F. et al. Niveis de prolina, do metabolismo oxidativo e dos pigmentos fotossintéticos durante o crescimento in vitro e aclimatização de Pitcairnia encholirioides L.B. Sm. (Bromeliaceae). Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.218-227.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.19314.

Este trabalho objetivou avaliar a contribuição da prolina, do metabolismo oxidativo e dos pigmentos fotossintéticos na propagação in vitro e aclimatização de Pitcairnia encholirioides, uma bromélia criticamente ameaçada de extinção. As análises foram realizadas após 150 dias de cultivo in vitro em meio MS suplementado com 10 µM de GA3 ou 0,2 µM de ANA, 15 ou 30 g L–1 de sacarose, em tubos de ensaio que permitiam trocas gasosas ou em sistema hermeticamente vedado, e também 180 dias após aclimatização. A manutenção in vitro em frascos hermeticamente fechados, com GA3 e 15 g L–1 de sacarose apresentou efeito metabólico adverso, demonstrado pelo menor acúmulo de prolina e pigmentos fotossintéticos e também pelo aumento das atividades de enzimas antioxidantes. Após aclimatização, as diferenças para prolina e pigmentos fotossintéticos não foram mais encontradas e as atividades enzimáticas variaram de maneira desuniforme. Os resultados sugerem que o cultivo in vitro em meio com 0,2 µM de ANA e 30 g L–1 de sacarose, em tubos fechados com tampas que permitem trocas gasosas, é mais adequado para a micropropagação de P. encholirioides, proporcionando uma manutenção prolongada das culturas in vitro e plântulas com qualidade superior para o desenvolvimento ex vitro.

Palabras clave : atividade enzimática; estresse oxidativo; micropropagação; prolina.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )