SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1First report of Lecanodiaspis dendrobii Douglas, 1892 (Hemiptera: Lecanodiaspididae) and the associated parasitoid Cephaleta sp. (Hymenoptera: Pteromalidae) in BrazilInter-site variation in allometry and wood density of Goupia glabra Aubl. in Amazonia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

XAVIER, R. O.; ALDAY, J. G.; MARRS, R. H.  y  MATOS, D. M. S.. Impacto de Pteridium arachnoideum(Kaulf) no banco de sementes do Cerrado. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.256-267.  Epub 12-Feb-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.21814.

O samambaião (Pteridium arachnoideum) frequentemente domina áreas de cerrado, e pode alterar tanto a vegetação estabelecida quanto o banco de sementes do solo. Nesse estudo investigamos como áreas de cerrado invadidas por essa espécie a mais de 20 anos alteraram o banco de sementes, e também a relação entre banco de sementes e quantidade de serapilheira. Extraímos amostras de solo em três invadidas e em áreas controle adjacentes, e monitoramos a emergência de plântulas por seis meses. Coletamos a biomassa aérea e a serapilheira de P. arachnoideum em dez parcelas de 1m2 nas áreas invadidas. Ariqueza, diversidade e abundância totalnão diferiram entre áreas invadidas e controle. A família mais abundante foi Melastomataceae, seguida por Poaceae. Melastomataceae foi mais comum em áreas controle, mas não a espécie mais comum nessa família (Tibouchina stenocarpa). Gramíneas foram predominantes em áreas invadidas durante a estação chuvosa, e foram afetadas pela heterogeneidade da camada de serapilheira. O banco de sementes pode ser importante para a recuperação dessas áreas invadidas, mas esse uso pode ser prejudicado pela presença de ervas daninhas e gramíneas invasoras.

Palabras clave : samambaião; Melastomataceae; serapilheira; savana; invasão biológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )