SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 número1The role of Pteridium arachnoideum(Kaulf) on the seed bank of the endangered Brazilian Cerrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

SILIPRANDI, N. C. et al. Variação entre-sítios na alometria e densidade da madeira de Goupia glabra Aubl. na Amazônia. Braz. J. Biol. [online]. 2016, vol.76, n.1, pp.268-276.  Epub 22-Ene-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.22514.

O presente estudo tem como objetivo comparar a alometria e a densidade da madeira de Goupia glabra em dois diferentes sítios de floresta de terra firme na Amazonia. Um total de 65 árvores com DAP ≥ 10 cm foi amostrado em ambos os sítios, sendo 39 árvores em Nova Olinda do Norte (NOlinda, próximo ao rio Amazonas) e 29 em Apuí (próximo à borda sul da Amazônia). Exceto para a relação entre o DBH (diâmetro a altura do peito) e a Ht (altura total), as relações alométricas para G. glabra diferiu significativamente entre os sítios. Apuí apresentou menor intercepto e maior inclinação para a relação log10 (DBH) versus log10 (Hs – altura do fuste) e, ao contrário, maior intercepto e menor inclinação para log10 (DBH) versus log10 (Ch – altura da copa). A inclinação diferiu significativamente entre os sítios para DBH versus Cd (diâmetro da copa), com maior inclinação encontrada para NOlinda. A densidade básica média da madeira in Apuí foi 8.8% menor do que em NOlinda. Os resultados deste estudo destacam a variação na estratégia adaptativa de G. glabra devido às diferenças ambientais entre os sítios. Isto é provavelmente consequência dos diferentes gradientes de luz o que resulta na diferenciação na alocação de recursos entre o crescimento vertical e horizontal o que, por sua vez, afeta o suporte mecânico relacionado à densidade da madeira. Nós também levantamos a hipótese de que as diferenças em termos de fertilidade e regimes de distúrbios entre os sítios podem agir concomitantemente com o regime de luz.

Palabras clave : relações alométricas; características funcionais; plasticidade fenotípica; espécies arbóreas tropicais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )