SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número2Machos leves de Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) negligenciam fêmeas leves devido ao baixo desempenho reprodutivoDesenvolvimento das sensilas antenais de Tetragonisca angustula latreille, 1811 (Hymenoptera: Meliponini) durante a pupação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

SIPAUBA-TAVARES, L. H.; DURIGAN, P. A.; BERCHIELLI-MORAIS, F. A.  e  MILLAN, R. N.. Influência da água de entrada sobre as variáveis bióticas e abióticas em um viveiro de piscicultura. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.2, pp.277-283.  Epub 15-Ago-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.12315.

Os efeitos do abastecimento tratado e não tratado com macrófitas sobre a qualidade da água e comunidade zooplanctônica foram avaliados em um viveiro de piscicultura com fluxo contínuo de água. Houve maior concentração de fósforo total e nitrogênio amoniacal na água não tratada (p<0,01). Na água de entrada sem tratamento de macrófitas foi observado maior número de espécies abundantes (9 espécies), contudo, a entrada de água tratada com macrófitas apresentou maior riqueza de espécies (31 espécies) zooplanctônicas. Os resultados obtidos mostraram que a água de entrada sem macrófitas influenciou as características da coluna de água com predominância de espécies zooplanctônicas, como Thermocyclops decipiens e maior abundância de espécies de Rotifera. A água tratada com macrófita apresentou menor carga de materiais alóctones provenientes do viveiro anterior, indicando que o manejo adotado com macrófitas pode ser aplicado para evitar riscos de eutrofização, comuns em piscicultura.

Palavras-chave : macrófitas; zooplâncton; fluxo contínuo de água; manejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )