SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número2Alterações no metabolismo energético de Biomphalaria glabrata em resposta ao cálcio exógenoCentrocestus formosanus (Trematoda: Heterophyidae) em Melanoides tuberculata (Gastropoda, Thiaridae) da Vila do Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

TEIXEIRA, A. A. M. et al. Helmintos do lagarto Salvator merianae (Squamata, Teiidae) na Caatinga, Nordeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.2, pp.312-317.  Epub 29-Ago-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.13515.

O lagarto Salvator merianae é uma espécie bem distribuída na América do Sul, ocorrendo do sul da Amazônia até o leste dos Andes e norte da Patagônia. Estudos com a fauna parasitária desse lagarto revelaram que ele hospeda helmintos em vários biomas brasileiros. O presente trabalho fornece novo dado parasitológico sobre nematoda gastrointestinal associado ao lagarto S. merianae. Dezesseis amostras foram analisadas a partir de nove localidades diferentes na região semiárida do nordeste do Brasil. Foram identificadas cinco espécies de nematóide. Oswaldofilaria petersi foi registrado pela primeira vez parasitando S. merianae, aumentando assim o conhecimento da fauna de parasitas que infectam grandes lagartos neotropicais.

Palavras-chave : parasitismo; nematoda; Oswaldofilaria petersi; semiárido do Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )