SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número2Centrocestus formosanus (Trematoda: Heterophyidae) em Melanoides tuberculata (Gastropoda, Thiaridae) da Vila do Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro, BrasilEstabilidade térmica e fotoestabilidade do potencial antioxidante de Spirulina platensis em pó índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

OLIVEIRA, S. A.  e  BICUDO, C. E. M.. Variação sazonal das características limnológicas e Índice de Estado Trófico de dois reservatórios oligotróficos do sudeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.2, pp.323-331.  Epub 26-Set-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.14015.

Características limnológicas de dois reservatórios foram estudadas durante os períodos seco (Agosto 2013) e de chuvas (Janeiro 2014) para avaliar a qualidade da água que abastece a cidade de Guarulhos, Brasil sudeste. Amostras de água foram coletadas em três profundidades e as características estudadas foram: alcalinidade, O2 dissolvido, CO2 livre e total, HCO3, sílica reativa solúvel e nitrogênio e fósforo dissolvido e total e clorofila-a. Transparência da água foi medida e obtidos os perfis de temperatura, pH e condutividade elétrica. Grande variabilidade sazonal e espacial das características da água ocorreu nos reservatórios. Altos valores de transparência da água, disponibilidade de CO2 livre e menores de pH, sílica reativa solúvel e nutrientes totais e dissolvidos foram documentados durante o período seco; e condições diferentes durante o período de chuvas. Os dois reservatórios foram caracterizados por baixos teores de nutrientes, clorofila-a e turbidez e alta transparência, características estas típicas de sistemas oligotróficos. Os dois reservatórios ainda permanecem sob condição de baixo impacto antropogênico e são atualmente considerados sistemas de referência para a RMSP, Região Metropolitana de São Paulo. A necessidade de ações para diminuir e até frear a entrada de nutrientes provenientes das cidades vizinhas e dos principais afluentes da bacia hidrográfica é enfatizada para manter a qualidade ecológica dos reservatórios e suas condições de referência entre os reservatórios da RMSP.

Palavras-chave : oligotrofia; sistema de referência; reservatório; sazonalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )