SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número2Estabilidade térmica e fotoestabilidade do potencial antioxidante de Spirulina platensis em póGonadotrofinas, prolactina, corticosterona, e as hormonas sexuais durante 15 meses de Tartarugas da Amazônia - Podocnemis expansa (Schweigger, 1812) (Testudines: Podocnemididae), em condições de cativeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

SIMOES, L. F. et al. Relação parasito-hospedeiro entre Biomphalaria amazonica e Schistosoma mansoni. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.2, pp.340-346.  Epub 26-Set-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.14415.

Biomphalaria amazonica é uma espécie de planorbídeo considerada vetora potencial do Schistosoma mansoni. É amplamente distribuída na zona neotropical, especialmente no Norte e Centro-Oeste do Brasil e Norte da Bolívia. O presente trabalho teve por objetivo estudar a relação parasito-hospedeiro entre B. amazonica e S. mansoni (linhagens BH e SJ). Espécimes de B. amazonica e sua água de condicionamento foram examinados em relação à sua capacidade de atração miraxonal. A infectividade dos moluscos foi testada expondo-os a 20 miracídios de ambas as linhagens. A viabilidade dos esporocistos e o desenvolvimento de reações amebocitárias foram estudados após cada molusco ser exposto a 100 miracídios. Apesar de não eliminarem cercárias, B. amazonica provou ser capaz de atrair 77% dos miracídios a que foram expostos. Esporocistos viáveis sem reação amebócitaria foram encontrados 96 horas após a exposição aos miracídios. Esses resultados indicam a suscetibilidade de B. amazonica às linhagens BH e SJ de S. mansoni e, portanto, demonstram a importância desta espécie de planorbídeo como um vetor potencial do trematodeo na área onde ele ocorre.

Palavras-chave : esquistossomose; susceptibilidade; linhagem BH; linhagem SJ.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )