SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número2Gonadotrofinas, prolactina, corticosterona, e as hormonas sexuais durante 15 meses de Tartarugas da Amazônia - Podocnemis expansa (Schweigger, 1812) (Testudines: Podocnemididae), em condições de cativeiroDesempenho biológico do ácaro predador Neoseiulus idaeus (Phytoseiidae): um candidato no controle de ácaros tetraniquídeos em soja brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

PERRELLA, D. F. et al. Reprodução da choquinha-de-garganta-pintada, Rhopias gularis (Aves: Thamnophilidae), uma espécie endêmica da Mata Atlântica. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.2, pp.356-360.  Epub 29-Ago-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.14715.

A Família Thamnophilidae compreende as diversas espécies de chocas e papa-formigas e compõem um dos maiores grupos de aves neotropicais. Apesar do elevado número de espécies, aspectos da história natural permanecem pouco documentados. No presente estudo são fornecidas informações sobre fenologia reprodutiva, duração dos períodos de incubação e permanência dos filhotes no ninho, cuidado parental e sucesso reprodutivo da choquinha-de-garganta-pintada, Rhopias gularis, endêmica da Mata Atlântica, enfocando teorias de história de vida. Foram encontrados 27 ninhos ativos durante duas temporadas reprodutivas (2013/2014 e 2014/2015) no Parque Estadual Carlos Botelho, no sudeste do Brasil. Atividades de nidificação foram observadas de setembro a janeiro. Períodos de incubação e permanência dos filhotes nos ninhos duraram 16.8 ± 0.6 e 11.0 ± 0.86 dias, respectivamente, sendo similares aos de outras chocas e papa-formigas. Machos e fêmeas dividiram as funções de incubação e alimentação dos ninhegos em taxas similares. As ninhadas de dois ovos seguem o padrão mais comum para Passseriformes tropicais, mas os dados apresentados não se mostraram consistentes com a hipótese de que a evolução de ninhadas menores está relacionada às altas taxa de predação de ninhos nesta região, uma vez que foi observada alta probabilidade de sobrevivência (57%). O presente estudo é um dos poucos a proporcionar informações abrangentes sobre a biologia reprodutiva de um Thamnophilidae em uma área preservada.

Palavras-chave : fenologia reprodutiva; história de vida; comportamento de nidificação; sucesso reprodutivo; cuidado parental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )