SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número2Ecologia trófica do Hemigrammus marginatus Ellis, 1911 (Characiformes, Characidae) em um riacho tropical conservadoFatores de risco para infecções parasitárias gastrointestinais em cães do entorno de áreas protegidas da Mata Atlântica: implicações para a saúde humana e da vida selvagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Biology

versão impressa ISSN 1519-6984versão On-line ISSN 1678-4375

Resumo

MACIAS-MACIAS, J. O.; TAPIA-GONZALEZ, J. M.  e  CONTRERAS-ESCARENO, F.. Comportamento de forragem, parâmetros ambientais e desenvolvimento de ninhos de Melipona colimana (Hymenoptera: Meliponini) em clima temperado de Jalisco, México. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.2, pp.383-387.  Epub 15-Ago-2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.17115.

Melipona colimana Ayala é uma espécie endémica de clima temperado que habita nas florestas de pinho e de azinheira do sul de Jalisco, no México. Registrou-se durante um ano, todos os quinze dias, a atividade de forragem, os parâmetros ambientais e o desenvolvimento de colônias de M. colimana no seu habitat silvestre. Registrou-se durante cinco minutos, cada hora das 7:00 às 21:00, as abelhas que entraram e saíram da colmeia e as que traziam pólen e resinas. Registrou-se toda hora, a humidade relativa, temperatura, velocidade do vento e intensidade da luz e relacionaram-se à atividade de forragem. Além do mais, registrou-se o peso de colônias recém transferidas a gavetas de madeira e contabilizou-se o número de panais, potes de mel e pólen. A hora de início e de fim da atividade de forragem difere com os reportes das abelhas sem ferrão de clima tropical e o mesmo acontece com a recolecção de pólen. Os parâmetros ambientais que afetam outros meliponinos de clima tropical na forragem também afetam a M. colimana em clima temperado. Determinou-se que a temporada de maior atividade e a presença de mais potes de pólen na colônia é de Novembro a Fevereiro, razão pela qual pode ser a melhor temporada do ano para a divisão e obtenção de novas colônias, enquanto que o período crítico de menor atividade e fluxo de pólen foi durante a temporada de chuvas. Esses dados podem ser úteis para o futuro aproveitamento sustentável de esta espécie em clima temperado.

Palavras-chave : Melipona colimana; comportamento; forragem; desenvolvimento; México.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )