SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue3Variation of age and total length in Sotalia guianensis (Van Bénéden, 1864) (Cetacea, Delphinidae), on the coast of Espírito Santo state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984On-line version ISSN 1678-4375

Abstract

NERY, F. C. et al. Armazenamento de sementes de Calophyllum brasiliense Cambess. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.3, pp.431-436.  Epub Sep 26, 2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.08115.

Calophyllum brasiliense é uma espécie nativa do Brasil e está na lista de espécies recomendadas para o reflorestamento de áreas degradadas, além de possuir propriedades medicinais e madeireiras. Sua propagação se dá principalmente via sementes, as quais, em função das suas características recalcitrantes, apresentam dificuldade de conservação, devido a alterações no seu potencial fisiológico ao longo do armazenamento. Visando contribuir com a ampliação de seu cultivo, uso racional e conservação, objetivou-se investigar o comportamento das sementes de C. brasiliense durante 12 meses de armazenamento. Testou-se diferentes embalagens (papel, alumínio e polietileno) e condições ambientais (câmara fria e temperatura ambiente), avaliando-se trimestralmente a germinação, viabilidade e vigor. Com base nos resultados obtidos conclui-se que o acondicionamento em embalagem de polietileno e o armazenamento em câmara fria proporcionou a melhor condição para a conservação das sementes, mantendo essas viáveis por um período de nove meses.

Keywords : Guanandi; espécie florestal; conservação; longevidade; recalcitrância.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )