SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue3Abundance and spatial-temporal distribution of Macrobrachium surinamicum Holthuis, 1948 (Palaemonidae) in the Amazon estuary, north of BrazilEcophysiological interactions and water-related physicochemical parameters among freshwater stingrays author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Biology

Print version ISSN 1519-6984On-line version ISSN 1678-4375

Abstract

DUARTE-DOS-SANTOS, A. K. et al. Índice de proteção da vida aquática em uma bacia urbana do rio Bacanga no norte do Brasil, São Luís - MA. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.3, pp.602-615.  Epub Oct 03, 2016. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.01016.

A Bacia Hidrográfica do rio Bacanga (BHRB) apresenta problemas ambientais relacionados a urbanização e lançamentos de esgoto in natura que comprometem a qualidade desse ecossistema. Devido ao reduzido número de estudos associados à avaliação da qualidade da água no local, este estudo teve como objetivo avaliar a situação atual desse ecossistema por meio do Índice de Proteção da Vida Aquática. Seis amostragens bimestrais foram realizadas em seis pontos ao longo da bacia, coletando parâmetros físico-químicos para a aplicação do Índice de Estado Trófico e Índice de Parâmetros Mínimos para a Proteção da Vida Aquática, relacionando-os com a resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA/357. Os resultados revelaram alterações significativas na qualidade da água da BHRB, o aumento de nutrientes e das concentrações de clorofila-a conduziram ao um estado geral de eutrofização. Os valores de surfactantes foram altos colocando em risco a biota aquática e as taxas de oxigênio dissolvido estiveram abaixo do permitido pela resolução na maioria dos pontos amostrados. A situação atual da qualidade da água para proteção da vida aquática é péssima em 61,92% dos pontos amostrados.

Keywords : qualidade da água; contaminação; efluentes domésticos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )