SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4First record of Craspedacusta sowerbii Lankester, 1880 (Hydrozoa, Limnomedusae) in a natural freshwater lagoon of Uruguay, with notes on polyp stage in captivityLopesia davillae (Diptera, Cecidomyiidae), a new species of gall midge from Brazil associated with Davilla rugosa (Dilleniaceae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

OLIVEIRA, R. N.; CARAMORI, S. S.  y  MACCAGNAN, D. H. B.. Fidicina mannifera (Hemiptera: Cicadoidea: Fidicinini) promove pulsos de nutrientes em duas fitofisionomias do Cerrado?. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.673-679.  Epub 16-Mar-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.13715.

O interesse no estudo de cigarras geralmente é despertado pela sua importância na agricultura. Entretanto, a possibilidade de que este grupo represente um pulso de nutrientes pode também implicar no sucesso de sobrevivência de espécies importantes num determinado bioma. O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de proteínas solúveis e lipídios totais de Fidicina mannifera (Fabricius, 1803) e determinar se a espécie pode promover um pulso de nutrientes em duas fitofisionomias do Cerrado. Para avaliar o pulso de nutrientes, foram determinados os níveis de proteínas solúveis e lipídios totais de machos e fêmeas adultos de F. mannifera, e também a distribuição espacial de exúvias desta espécie, em duas fitofisionomias de Cerrado. A quantidade de proteínas disponibilizada por indivíduo não diferiu entre machos e fêmeas (p = 0,66), porém fêmeas apresentaram 40% mais lipídios do que machos (p = 0,05). Para mata de galeria F. mannifera ofertou 11,75 g/ha de proteína, 3,91 g/ha de lipídios, e no cerrado stricto sensu, 4,25 g/ha de proteína, e 1,41 g/ha de lipídio. Machos de cigarras possuem um abdômen oco, que abriga uma câmara de ressonância para a produção de som com o objetivo atração de fêmeas para acasalar, por outro lado as fêmeas armazenam maiores quantidades de lipídios, localizados principalmente na cavidade abdominal, onde a gordura corporal está diretamente ligada ao aparelho reprodutor para o desenvolvimento dos ovários, e produção de ovos após a emergência. A ocorrência em massa de F. mannifera no Cerrado, bem como a disponibilidade de proteínas e lipídios de fácil acesso, faz desta espécie um recurso alimentar que pode impactar diretamente na dieta de consumidores e detritívoros secundários, embora quantidade de nutrientes disponibilizados por F. mannifera não promova um pulso de nutrientes no local estudado.

Palabras clave : Cicadidae; cigarra; proteínas totais; lipídios solúveis; maturação sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )