SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Lopesia davillae (Diptera, Cecidomyiidae), a new species of gall midge from Brazil associated with Davilla rugosa (Dilleniaceae)Biochemical parameters of silver catfish (Rhamdia quelen) after transport with eugenol or essential oil of Lippia alba added to the water índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

MAGALHAES-JUNIOR, A. J. C.; MOURA, G. J. B.; RIBEIRO, L. B.  y  AZEVEDO-JUNIOR, S. M.. Distribuição potencial e conservação de Colobosauroides carvalhoi Soares and Caramaschi, 1998: um lagarto raro e endêmico do nordeste do Brasil. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.686-695.  Epub 25-Mayo-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.15815.

A modelagem ecológica de nicho vem contribuindo para investigar a distribuição geográfica e conservação de espécies raras ou com poucos registros de ocorrência. Neste sentido, investigou-se a distribuição conhecida e potencial da espécie Colobosauroides carvalhoi Soares & Caramaschi, 1998, discutindo as implicações para a conservação da espécie. Os dados foram coletados por meio de coletas manuais realizadas em amostragens trimestrais realizadas em três regiões distintas, considerando as regiões com registros de ocorrência conhecidos e áreas adjacentes. A distribuição conhecida foi determinada a partir dos novos registros de ocorrência e dados da literatura e a distribuição potencial estimada por meio de um modelo ecológico de nicho com uso do algoritmo MaxEnt. Vinte e cinco exemplares da espécie C. carvalhoi foram coletados exclusivamente em formações arbóreas da Caatinga e áreas de interface entre a Caatinga e o Cerrado. Estes resultados corroboram a relativa raridade da espécie e refletem a história biogeográfica do grupo, relacionada a ambientes florestados e que apresentam condições ambientais mais amenas. Os registros de ocorrência de C. carvalhoi indicam novos registros, entretanto, o valor de distribuição conhecida foi compatível com valores de distribuição restrita. O modelo ecológico de nicho estimou poucas áreas adequadas à ocorrência da espécie, corroborando um padrão de distribuição restrita e relictual. Por fim, os valores de distribuição conhecida e potencial estimados são compatíveis com valores definidos para espécies ameaçadas. Estes resultados sugerem um cenário preocupante para a conservação de C. carvalhoi. Entretanto, a atual limitação de dados populacionais dificulta uma adequada avaliação de seu status de conservação. Portanto, sugerimos o uso dos valores de distribuição potencial como critério alternativo para avaliar seu status de conservação até que novos estudos possam subsidiar uma melhor avaliação da conservação da espécie.

Palabras clave : Caatinga; MaxEnt; modelo ecológico de nicho.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )