SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Biochemical parameters of silver catfish (Rhamdia quelen) after transport with eugenol or essential oil of Lippia alba added to the waterStructure dynamics of a fish community over ten years of formation in the reservoir of the hydroelectric power plant in upper Uruguay River índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

GRIGOLLI, J. F. J. et al. Fitofagia do predador Podisus nigrispinus (Dallas, 1851) (Hemiptera: Pentatomidae) em diferentes brassicáceas. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.703-709.  Epub 13-Mar-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.16615.

O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento e reprodução do zoofitófago Podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae) em couve, brócolis e repolho. Ninfas e adultos deste predador foram alimentados com lagartas de Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae) como presa e receberam folhas de couve, repolho ou brócolis. Durante o período ninfal, a duração do período e o consumo de presas foram semelhantes com as diferentes cultivares de brassicácea. Porém, a viabilidade ninfal foi maior para predadores com folhas de brócolis. O peso de ninfas de quinto instar e de fêmeas recém-emergidas e a razão sexual de P. nigrispinus foram semelhantes entre as cultivares de brassicáceas, enquanto que o peso de machos recém-emergidos foi maior com folhas de couve e brócolis. Folhas de brócolis proporcionaram maiores número de oviposições, ovos por postura e longevidade de machos e fêmeas de P. nigrispinus. Além disso, o consumo de lagartas de P. xylostella por adultos desse predador fora maiores com esta cultivar. A taxa líquida de reprodução (R0) e o tempo médio de geração (T) foram maiores para predadores com presa e folhas de brócolis. Podisus nigrispinus alimentados com lagartas de P. xylostella e folhas de brócolis apresentaram melhores parâmetros reprodutivos, podendo ser uma alternativa para a criação deste predador em laboratório.

Palabras clave : controle biológico; criação massal; percevejo predador; zoofitófago.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )