SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Phytophagy of the predator Podisus nigrispinus (Dallas, 1851) (Hemiptera: Pentatomidae) fed on prey and BrassicaceaeNesting of Morelet’s crocodile, Crocodylus moreletii (Dumeril and Bibron), in Los Tuxtlas, Mexico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

SCHORK, G.  y  ZANIBONI-FILHO, E.. Dinâmica da estrutura da comunidade íctica ao longo de dez anos da formação do reservatório da usina hidrelétrica no Alto Rio Uruguai. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.710-723.  Epub 25-Mayo-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.17015.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a estrutura da assembleia de peixes nos dez anos seguintes ao fechamento do lago da Usina Hidrelétrica de Itá. Para isto, foram realizadas coletas com periodicidade sazonal no período compreendido entre 2001 e 2010. Durante o período de estudo, foram capturados 44834 peixes, totalizando 3818,01 kg, distribuídos em 8 ordens, 24 famílias e 84 espécies. De uma forma geral, a assembleia de peixes não mostrou alterações profundas nos dez anos após a formação do lago de Itá. Poucas espécies alternam-se na dominância ao longo do tempo, enquanto muitas mostraram-se como raras no ambiente. A ictiofauna do reservatório foi dominada por espécies oportunistas, de pequeno e médio porte e que realizam curtos ou nenhum movimento migratório. Entre as mais abundantes, seis espécies foram responsáveis por mais de 50% da representatividade numérica, sendo elas: Steindachnerina brevipinna, Astyanax fasciatus, Apareiodon affinis, Hypostomus isbrueckeri, Iheringichthys labrosus e Loricariichthys anus. Destaque para aumento da representatividade deste último. Já para a biomassa, destacaram-se: Steindachneridion scriptum, Prochilodus lineatus, I. labrosus, Schizodon nasutus, Hoplia smalabaricus, Acestrorhynchus pantaneiro, Hoplias lacerdae, H. isbrueckeri e L. anus. Apesar da presença de grandes migradores na área do reservatório, sua vulnerabilidade ficou evidenciada pelas baixas abundâncias numéricas e capturas acidentais. A curva de k-dominância de abundância numérica e de biomassa indicou uma comunidade moderadamente perturbada, na qual a representatividade de espécies de pequeno porte foi importante também para os valores de biomassa.

Palabras clave : barragem; ictiofauna; sul do Brasil; variação temporal; Itá.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )