SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Polyploidy as a chromosomal component of stochastic noise: variable scalar multiples of the diploid chromosome complement in the invertebrate species Girardia schubarti from BrazilEconomic valuation of the ecosystem services provided by a protected area in the Brazilian Cerrado: application of the contingent valuation method índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

RAGUSA-NETTO, J.. Remoção de sementes de Dipteryx alata Vog. (Leguminosae: Faboidae) na borda e interior do Cerrado. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.752-761.  Epub 16-Mar-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.20715.

A mortalidade pós-dispersão de sementes é causada por agentes como patógenos, invertebrados e vertebrados, os quais influenciam a dinâmica de populações e comunidades arbóreas. Nesse estudo, avaliei experimentalmente intensidade de remoção, por roedores, de endocarpos de Dipteryx alata na borda e interior da vegetação do Cerrado. Simulando a dispersão primária por morcegos, posicionei pilhas com diferentes números de endocarpos nos dois hábitats do cerrado e avaliei a remoção secundária, tanto na estação seca quanto na chuvosa. Os experimentos foram desenvolvidos no Parque Natural Municipal do Pombo, um grande remanescente com 9000 ha (Três Lagoas, MS, Brasil). Em cada um dos habitat defini 45 pontos nos quais pilhas com 1, 3, 7, 15 e 40 endocarpos foram posicionadas. A remoção de endocarpos foi significativamente maior no interior em relação à borda, tal que a intensidade de remoção variou de positivamente dependente da densidade (interior: chuvas), a negativamente dependente da densidade (borda: ambas as estações). Além disso, tanto na borda, quanto interior, bem como nas duas estações os endocarpos não removidos foram intensamente infestados por fungos. Consequentemente, a mortalidade causada por esses patógenos foi densidade dependente. Os resultados sugerem que os endocarpos de D. alata teriam maiores chances de escapar à remoção na borda, em princípio, depauperada em termos de roedores dispersores. A escassez desses vetores reduziria as chances de recrutamento de D. alata, favorecendo mudanças futuras na estrutura da vegetação, a partir da borda, em termos de menor diversidade arbórea.

Palabras clave : predação de sementes; dispersão de sementes; interação planta-animal; densidade-dependente; remanescente de cerrado; borda de vegetação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )