SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Seed removal of Dipteryx alata Vog. (Leguminosae: Faboidae) in the edge and interior of CerradoPhysiological, cellular and molecular aspects of the desiccation tolerance in Anadenanthera colubrina seeds during germination índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

RESENDE, F. M.; FERNANDES, G. W.; ANDRADE, D. C.  y  NEDER, H. D.. Valoração econômica de serviços ecossistêmicos fornecidos por uma área protegida no Cerrado brasileiro: aplicação do método de valoração contingente. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.762-773.  Epub 25-Mayo-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.21215.

Dado que a valoração econômica de serviços ecossistêmicos é uma abordagem útil para incentivar a conservação de áreas naturais, tivemos como objetivo estimar o valor monetário dos benefícios fornecidos por uma área protegida no sudeste do Brasil, o Parque Nacional da Serra do Cipó. Calculamos a disposição a pagar dos visitantes pela conservação dos ecossistemas abrangidos pela área protegida, usando o método da valoração contingente. Localizado em uma região que sofre intensa pressão antrópica, o Parque Nacional da Serra do Cipó é composto majoritariamente por campos rupestres, além de outras fitofisionomias do Cerrado. Realizamos 514 entrevistas com os visitantes da região e encontramos uma disposição a pagar média de R$ 7,16 ano–1, o que corresponde ao total de aproximadamente R$ 716.000,00 ano–1. Detectamos que renda per capita, número de dependentes, nível de interesse por temas relacionados ao meio ambiente e local de origem influenciam a probabilidade de o indivíduo estar disposto a contribuir para a conservação do parque, assim como o valor da disposição a pagar declarada. Este estudo atrai atenção dos tomadores de decisão e da sociedade para a importância de se conservar os campos rupestres e outras fitofisionomias do Cerrado.

Palabras clave : economia ecológica; valor econômico; Serra do Espinhaço; campos rupestres; disposição a pagar.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )