SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número4Distribution and abundance of freshwater decapods in an Atlantic rainforest catchment with a dammed future“In vitro” evaluation of the bacterivore potential of three Cladoceran species occurring in tropical and subtropical regions índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Brazilian Journal of Biology

versión impresa ISSN 1519-6984versión On-line ISSN 1678-4375

Resumen

MARACAHIPES-SANTOS, L. et al. Efeito do solo e do espaço sobre a composição de espécies lenhosas e estrutura da vegetação de três fitofisionomias de Cerrado na transição Cerrado-Amazônia. Braz. J. Biol. [online]. 2017, vol.77, n.4, pp.830-839.  Epub 16-Mar-2017. ISSN 1519-6984.  http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.02016.

O Bioma Cerrado é considerado um dos “hotspots” mundiais de biodiversidade devido à rica biodiversidade que abriga, ao elevado nível de endemismo e à eminente ameaça. O Cerrado é composto por um mosaico de diferentes tipos de vegetação e inclui fisionomias que variam desde áreas predominantemente graminosas (campo limpo) a savanas (cerrado típico ou cerrado sensu stricto) e florestas (cerradão). Entretanto, os fatores que determinam a composição da flora do Cerrado e a estrutura das fisionomias que o compõem ainda são pouco compreendidas. Aqui, nós avaliamos a influência das propriedades químicas e granulométricas do solo e da distância geográfica sobre a ocorrência e abundância de espécies lenhosas em três fitofisionomias do Cerrado - cerradão (CO), cerrado denso (DC) e cerrado típico (TC) - na transição Cerrado-Amazônia. Nós testamos a hipótese de que as características edáficas e o espaço determinam a composição florística e a estrutura da vegetação lenhosa das três fitofisionomias. Nós demostramos que a dissimilaridade florístico-estrutural entre os três sítios foi mais determinada pelo espaço (13% da explicação) do que pelas propriedades edáficas (1%) e principalmente pela interação entre solo e espaço (26%). Concluímos que, em locais onde as propriedades químicas e granulométricas dos solos são relativamente homogêneas, como no presente estudo, a distância geográfica entre sítios tem mais efeito do que o substrato sobre a ocorrência e abundância de espécies lenhosas de Cerrado.

Palabras clave : cerradão; propriedades edáficas; distância geográfica; relações solo-vegetação; composição florística.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )